Comitê de prevenção e combate à violência da Alece completa 10 anos de atuação no Ceará

Criado em 23 de fevereiro de 2016, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, o Comitê de Prevenção e Combate à Violência (CPCV) completa uma década de atuação voltada à pesquisa, incidência política e articulação institucional para enfrentar a violência armada no Ceara.

Inicialmente denominado Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, o órgão ampliou seu escopo e, desde 2019, passou a atuar em cinco eixos: produção de conhecimento, formação, mobilização social, interiorização e monitoramento de recomendações. O foco central é a prevenção de homicídios, especialmente entre jovens de 10 a 19 anos.

Presidido pelo deputado Renato Roseno, o Comitê desenvolve estudos anuais e contribuiu para a formulação de políticas públicas baseadas em evidências. Entre os desdobramentos está a criação do PReVio, programa estadual de prevenção à violência financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.

O CPCV também firmou acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, que resultou em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, ligado à Organização das Nações Unidas, com foco na prevenção de homicídios e no fortalecimento de políticas de atenção às vítimas.

Entre as iniciativas desenvolvidas está a articulação “Cuidando em Rede”, voltada à formação de profissionais e ao fortalecimento da rede de acolhimento a vítimas de violência armada. Outra ação é a “Encruza nas Escolas”, que promove atividades preventivas em unidades da rede pública de ensino.

Fonte: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Veja também