O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Romeu Aldigueri (PSB), afirmou, durante sessão plenária realizada nesta quinta-feira (19/02), que o Ceará registrou o Carnaval menos violento dos últimos 17 anos, conforme dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Segundo o parlamentar, houve redução de 33% nos homicídios em comparação com o mesmo período do ano anterior. Também foram registradas quedas de 39,65% nos furtos, 32,1% nos furtos de celulares e 59% nos crimes sexuais.
Aldigueri atribuiu os resultados ao planejamento estratégico conduzido pelo governador Elmano de Freitas, em conjunto com o secretário da Segurança Pública, Roberto Sá, e à atuação integrada das forças de segurança. Ele ressaltou ainda que janeiro deste ano foi o mês mais seguro da série histórica, com redução superior a 30% nos homicídios.
Entre as ações implementadas, o presidente da Alece citou a realização de concursos públicos, capacitação e promoção de servidores, entrega de novas viaturas e fardamentos, distribuição de mais de quatro mil armas, transformação de pelotões em companhias, criação de delegacias especializadas — como a Delegacia da Mulher e a Delegacia do Meio Ambiente — além da reestruturação da Polícia Civil e da ampliação dos investimentos em inteligência.
O deputado também mencionou avanços em outras áreas da gestão estadual, como a geração recorde de empregos com carteira assinada, a entrega do maior hospital público das regiões Norte e Nordeste, a construção de 138 escolas de tempo integral e convênios firmados com as 184 prefeituras cearenses. Segundo ele, o Ceará apresenta atualmente alta liquidez fiscal e baixo índice de endividamento em relação à receita corrente líquida.
Fonte: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).