Juventude em Foco: 8ª Semana Cada Vida Importa Aponta Caminhos para o Ceará

Bom Jardim, Jangurussu, Praia de Iracema, Centro, Lagoa Redonda, Vicente Pinzón, Granja Lisboa. Estes e outros bairros de Fortaleza receberam atividades durante a 8ª Semana Estadual de Prevenção aos Homicídios de Jovens no Ceará, realizada de 10 a 14 de novembro. Foram seminários, shows, audiência pública, rodas de conversa, formações, círculos de construção de paz e oficinas realizadas em diversos espaços da capital cearense.

Mais conhecida como Semana Cada Vida Importa, as atividades foram provocadas pelo Comitê de Prevenção e Combate à Violência (CPCV) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. “Em 2025, a programação da Semana lembrou os 10 anos da Chacina do Curió, que ocorreu em 2015. Este momento foi para ressaltar a luta por justiça e reparação de mães e familiares das vítimas. Mas, muito além do que falar do que ocorreu, a Semana Cada Vida Importa se propõe a prospectar futuros e possibilidades para nossas juventudes”, explica o deputado estadual Renato Roseno.

Para Pedro Nunes, articulador do Fórum Popular de Segurança Pública do Ceará (FPSP-CE), participar da Semana Cada Vida Importa é reafirmar um compromisso político com a construção de uma segurança pública popular, que coloque a vida das juventudes negras e periféricas no centro das decisões. Ao lado da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, o Fórum esteve à frente da organização de audiência pública para debater o tema “Política de segurança pública sob a perspectiva da proteção à vida”, realizada na quarta-feira (12/11).

“Debater diretamente com órgãos do sistema de segurança, instituições públicas e organizações da sociedade civil é essencial para tensionar modelos, cobrar mudança estrutural e disputar outro projeto de segurança. Só com participação popular, transparência e uma política de segurança pautada na vida poderemos romper com a lógica de violência que marca o Ceará e construir caminhos que realmente protejam o nosso povo”, ressalta.

A Semana contou com atividades realizadas por diversos parceiros, entre eles, o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência do Estado do Ceará (PreVio). O órgão realizou atividades de prevenção à violência, como círculos de construção de paz, rodas de conversa, oficinas de graffiti, oficina de desenho, entre outras ações.

“A semana Cada Vida Importa é um importante momento de debate, de discussão dentro do Estado do Ceará, a partir do que aconteceu no episódio lamentável da Chacina do Curió. A Semana tem o foco principal de discutir e traçar estratégias de prevenção à violência, sobretudo da juventude. Isso tem total conexão com o PreVio, e nós temos diversas ações durante essa semana, tendo em vista que o PreVio tem como principal foco prevenir e reduzir a violência nos territórios mais vulnerabilizados do nosso Estado”, compartilha Avilton Júnior, coordenador Executivo de Prevenção à Violência do Ceará.

MOBILIZAÇÃO
A mobilização e a incidência política que acontecem durante a Semana Cada Vida Importa são previstas pela Lei n.º 16.482 (de 19 de dezembro de 2017), em memória às vítimas e sobreviventes da Chacina do Curió, ocorrida na madrugada de 11 a 12 de novembro de 2015. À época, 11 pessoas foram assassinadas por agentes públicos de segurança na região da Grande Messejana, em Fortaleza. Iniciativa do mandato do deputado estadual Renato Roseno (Psol), a lei prevê que o poder público, em parceria com movimentos sociais e coletivos artísticos, organize debates, campanhas, intervenções artísticas e outras atividades em defesa da vida de adolescentes e jovens do Estado.

“O Comitê estimula que as atividades não se concentrem apenas na Semana Cada Vida Importa, mas que durante todo o mês de novembro. Trabalhamos para que seja um momento de mobilização e reflexão, em uma agenda que deve ser permanente, acompanhada, discutida e mobilizada ao longo do ano”, explica o coordenador do Comitê, Thiago de Holanda, que adianta que outras atividades referentes à Semana ainda irão ocorrer em novembro.

Da Redação/Com Assessoria

Veja também