Ceará debate criação de empresa pública de cinema para fortalecer audiovisual local

A Comissão de Cultura e Esportes da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) discute, em audiência pública, a instalação de uma empresa pública de cinema no Ceará, como parte do Programa Estadual de Desenvolvimento do Cinema e Audiovisual no Estado. O debate acontece às 14h desta quarta-feira (03/09), no Complexo de Comissões Técnicas, e atende a requerimento do líder do Governo na Alece, deputado Guilherme Sampaio (PT).

Segundo o parlamentar, o cinema e o audiovisual são ferramentas essenciais para promover a cultura, educação e identidade regional. Sampaio ressaltou que criar uma empresa pública fortalece a produção local, com fomento a talentos cearenses. “A implantação desta empresa pública se trata de passo estratégico para a consolidação dessas ações, garantindo estrutura, financiamento e gestão especializada para o setor.

A empresa pública ampliará o acesso da população a bens culturais e vai contribuir para o desenvolvimento social e turístico do Estado”, salientou. Guilherme frisou também que as empresas de cinema têm impacto transformador na sociedade.

O deputado citou a empresa Embrafilmes (Empresa Brasileira de Filmes S.A.), do Ministério da Educação e Cultura, que funcionou no País de 1969-1990.

“O impacto transformador dessas empresas públicas no audiovisual é evidente, a exemplo da Embrafilmes, que foi fundamental para consolidar o cinema nacional como expressão artística e instrumento de desenvolvimento cultural, financiando e distribuindo obras essenciais do Cinema Novo e de outras correntes”, assinalou.

O parlamentar assegurou ainda que a criação de uma empresa pública de cinema no Ceará vai garantir autonomia criativa ao apoiar produções locais que retratem a diversidade cultural do Ceará, como a memória e a identidade, para fortalecer o patrimônio cultural e democratizar o acesso ao cinema.

SERVIÇO Audiência Pública para debater a implantação da empresa pública de cinema do estado do Ceará, como parte do Programa Estadual de Desenvolvimento do Cinema e Audiovisual, criado pela Lei 17.857, de 29 de dezembro de 2021.

Data: Quarta-feira, 3 de setembro de 2025 Horário: 14 horas Local: Complexo de Comissões Técnicas da Alece Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2.807 – Dionísio Torressses restaurantes são excelentes opções e certamente farão sua visita a Balneário Camboriú ainda mais especial.

Veja também