Programa de apoio financeiro e estrutural aos catadores de materiais recicláveis do Estado, o Auxílio Catador terá um novo edital para 2026, lançado nesta segunda-feira (15), durante cerimônia com a presença do governador Elmano de Freitas, no Palácio da Abolição, em Fortaleza. Serão ofertadas mais de 3.655 vagas voltadas a trabalhadores cearenses associados ou cooperados, para a prestação de serviços ambientais por meio da coleta seletiva.
Na ocasião, o chefe do Executivo Estadual esteve acompanhado da secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire, além de representantes das associações de catadores do Ceará, ambientalistas e outras autoridades, como o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece),
Romeu Aldigueri, que foi homenageado na cerimônia com o Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa – pessoa física que, no desempenho de suas ações, contribuiu para o desenvolvimento sustentável da Caatinga. Na categoria pessoa jurídica, a ONG Resistência Ambiental e Cultural, que atua na Região da Ibiapaba, foi agraciada.
O governador Elmano de Freitas definiu o dia como muito importante para o meio ambiente do estado. “Para nós, é motivo de muita alegria lançar, mais uma vez, um edital do Auxílio Catador, garantindo a bolsa de apoio a catadores e catadoras, para que possam ter melhores condições de ampliar a renda. Também reafirmei o compromisso de ampliar essa política, ao receber uma equipe das associações e cooperativas, com o objetivo de avançarmos ainda mais no apoio à categoria”, afirmou.