Novas Regras ainda prevêem prazo definido para resposta e atendimento digital 24 horas
As novas regras para Planos de Saúde entraram em vigor nesta terça (1), e possuem várias normas estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde-ANS, por meio da Resolução Normativa núm. 623/2024.
Mesmo disponibilizando atendimento digital 24h, o atendimento presencial e por telefone continuam obrigatório. As respostas as solicitações devem ser claras, por escrito e em formato para impressão.
As alterações pretendem atender os direitos dos consumidores e melhorar a relação com as operadoras.
Veja abaixo em quais prazos as empresas devem responder aos clientes:
- Urgência e emergência: resposta imediata.
- Procedimentos de alta complexidade ou internações eletivas: até 10 dias úteis.
- Demais solicitações de cobertura: até 5 dias úteis.
- Demandas não relacionadas à cobertura (como cancelamento, portabilidade ou reajuste): até 7 dias úteis.